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Oratório “O Messias” fascina o público há 271 anos
Josélia Costandrade – ABCA RJ – Associação Brasileira de Críticos de Arte
Há duzentos setenta e um anos, milhares de pessoas, em todo o mundo têm admirado o Oratório “O Messias”, uma das mais extraordinárias composições sacras de todos os tempos e obra de Georg Friedrich Haendel. Seu monumental coro “Aleluia” faz parte do repertório das maiores Orquestras, das suntuosas Catedrais e das igrejas humildes, no decorrer do ano e especialmente no período natalino.
Composta em apenas 21 dias, a partitura que narra a vida de Jesus divide-se em três partes: I – Profecias e narrativas da Natividade; II- Paixão e Ressurreição; III – A esperança do ser humano em sua própria ressurreição. Perfazendo duas horas e meia de duração, “O Messias” foi escrito para Orquestra, coro misto (vozes graves e agudas) e solistas, abrangendo extensas sonoridades e múltiplos matizes, num total de 30 Sinfonias, árias, duetos, quartetos e coros que se intercalam no sentido de descrever sentimentos e atingir os paramos da divindade através dos sons. Consta que Haendel levou poucas horas para compor o “Aleluia” e seu empregado, ao levar-lhe o almoço o encontrou banhado em lágrimas, dizendo então: “creio que o próprio Deus escreveu isto por mim”. È bem verdade o que a atual física quântica comprova.