JOSÉLIA DE CARVALHO COSTANDRADE CIVILETTI (Personalidades femininas)

Postado por Rita de Cássia ligado ago 20, 2012 em Femininas, Personalidades | 0 Comentários

PERSONALIDADE FEMININA:

Abro esta página, para receber convidados especiais.
A idéia é intercalar, entre o passado e o presente, figuras marcantes.
O texto não será uma resenha ou crítica literária, antes, o retrato de pessoas que marcam suas presenças no meio artístico, literário, social e/ou político.
Como uma foto clicada, não haverá uma análise específica dessas personalidades, o foco estará restrito a um quadro.


JOSÉLIA DE CARVALHO COSTANDRADE CIVILETTI

Josélia Costandrade nasceu em Simplício Mendes/PI, vem de uma família tradicional na história, na política, nas artes e na literatura. Filha de José Severiano da Costa Andrade e de Anayde Mendes de Carvalho Costa Andrade, traz no sangue nomes como Joaquim José de Carvalho (herói da BALAIADA), Manuel Clementino de Souza Martins (Visconde da Parnaíba).

Josélia tem sido exemplo de inteligência e dinamismo na sua vida. Iniciou os estudos na cidade natal, passou por Teresina, capital do Piauí e chegou à Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade de Brasília, jornalista, escritora, crítica de arte, membro da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte/RJ. É viúva de italiano, tem um filho, Sérgio Costandrade Civiletti. É cidadã italiana, sua sede eleitoral é Palermo. Votou na eleição do Parlamento Europeu, em 2009.

Possui condecorações: “Ordine All Merito Della Republica Italiana” (grau de Cavliere); Medalla de la Amistad Brasil/Chile; Medalha do Mérito Renascença (Comendadoura) – Governo do Estado do Piauí; Comenda “Magnífica Poeta” (Academia de Ciências e Letras de São Lourenço – São Lourenço, MG; Láurea do Mérito Carlos Gomes (Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB (Brasília);

Tem exposto suas obras no exterior: Bienal Internacional América Nuestro Continente (Cidade do México); Conferência Internacional Rio 92, com um painel de dez metros por cinco, que a artista pintou na Fundição Progresso e que ficou exposto na Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro; Ministério da Cultura, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Casa da América Latina (Bucareste, Romênia); Bienal Internacional de Artes sobre o papel (Buenos Aires); Conferência Internacional Inquisição (USP/SP), patrocínio da Embaixada da Itália); sede da UNESCO (Paris); Bagdá (exposição organizada pela Embaixada do Iraque no Brasil); Embaixadas: Colômbia, Espanha, Itália, México, Portugal, Romênia, Cruz Vermelha Internacional; Salão Negro do Congresso Nacional; Teatro Nacional Cláudio Santoro; Instituto de Cultura Hispânica; Instituto Brasil/Alemanha; Palácio do Burity, Galeria do Banco Itaú, Banco do Estado do Piauí; Clube do Internacional; Academia de Tênis.

*

Comentário não disponível.