Pretendemos levar ao conhecimento dos leitores imagem de personalidades que revelem suas participações em vários segmentos da nossa sociedade, de valores reconhecidos, e até mesmo inéditos. Desse modo, serão apresentadas figuras do presente e do passado.
Na personalidade do presente, faço a apresentação de uma escritora piauiense, nascida e residente na cidade litorânea de Parnaíba/PI.
DILMA BRITO
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
Tive uma infância feliz, ladeada de três irmão duas mulheres e um homem, eu a caçula da família recebia carinho e afeto especial de meus manos e de meus pais. Ingressei na escola aos 6 anos de idade já quase alfabetizada. Conhecia o alfabeto e os números. Estudei o ensino fundamental e médio no Colégio Nossa das Graças, recebendo uma educação e uma formação prilivilegiada pois além da língua pátria aprendíamos o inglês, francês, canto orfeônico e artes. Fui líder estudantil, presidindo os grêmios de classe e após concluir o ensino médio, ingressei na Universidade Federal Piauí após aprovação no vestibular para Administração. Na adolescência escrevi dois livros de poesias: Jogo de Palavras I e Jogos de Palavras II, inéditos. Não tenho intenção de publicá-las.
JUVENTUDE:
Como universitária também participei de movimentos estudantis, fazendo parte do Diretório Acadêmico 3 de março, fundei em Parnaíba com um grupo de amigos o Rotaracty, filho do Rotary e fui sempre atuante, participando de palestras e eventos dentro e fora da universidade. Ao concluir o curso de administração, já estava aprovada no concurso do Banco do Brasil e fui designada para trabalhar na cidade de Luzilândia onde paralelamente exerci também a profissão de professora.
FAMÍLIA:
No ano de 1979, contrai matrimônio com José Ademir de Brito, funcionário público federal, graduado em Administração de Empresas que me deu dois filhos. Breno Ponte de Brito, o primogênito, é hoje publicitário, funcionário público federal e professor universitário. Dante o caçula, é advogado e mestre em Direito.
MARIA DILMA PONTE DE BRITO, é uma pessoa comunicativa, gosta de fazer amizades, estudar, escrever e adoro ler principalmente Fernando Verissimo e Rubem Alves. Gosta de festas, de dançar , de viajar e de música.
MARIA DILMA PONTE DE BRITO é MARIA DILMA PONTE DE BRITO
- Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Pós Graduada em Administração, Bacharela em Direito.
- Mestra em Educação – UFPI
- Membro da Academia de Ciências do Piauí – Cadeira 36
- Ocupante da Cadeira 28 da Academia Parnaíba de Letras-APAL
- Instituto Histórico, Geográfico e Genealógica de Parnaíba- IHGGP – Cadeira 24
- Foi articulista do Jornal Radar de Apucarana (PR)
- Atualmente escreve na Revista Panaroma
- Ocupante da Cadeira 23 da Academia Piauiense de Trovas
- É articulista de vários portais
- Autora de quatro livros: Histórias de Marilu (2005), Assim é a vida (2006), Vou te conta (2008), Lero – lero (2011) O Quinto “Um passeio Turístico no Piauí”, deverá ser apresentado ao público em 2013.
- Escreveu artigos científicos sobre: A economia Parnaibana (2000), Qualidade de vida e melhoria dos sistemas (2001) O consumo de Drogas no Bairro Piauí em Parnaíba (2002)
- Participou de vários eventos literários e seus contos foram classificados no Concurso Internacional de Outono/São Paulo (2007).
- É jornalista com registro assentado na Carteira Profissional pelo Sindicato – 05.10.2009
*