Posse de Homero Castelo Branco na Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba-ALBEARTES (Academias de Letras)

Postado por Rita de Cássia ligado jan 17, 2013 em Academias de Letras | 0 Comentários

 

 

POSSE DE HOMERO CASTELO BRANCO NA ALBEARTES

 

Dia 26 de janeiro de 2013, Homero Castelo Branco toma posse na Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba – ALBEARTES.

 

Discurso de posse de Antenor Rego Filho

 

A cadeira de Homero tem como patrono Francisco Parente, barrense, fundador da Colônia Agrícola de São Pedro de Alcântara, que deu origem à cidade de Floriano.

 

 

BRANCO, Homero Castelo (Homero Ferreira Castelo Branco Neto) – n. 03-04-1944 – Amarante (PI). Filho do Desembargador Herbert Marathaoan Castelo Branco e Hosana Pontes Castelo Branco. Político, cronista e memorialista. Formado em Economia, pela Universidade Federal do Ceará, onde participou ativamente do movimento estudantil na década de 60, tendo sido Presidente do Diretório Acadêmico “Nogueira de Paula” da Faculdade de Ciências Econômicas e Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará. Fez Especialização em Economia no México e nos Estados Unidos. Elegeu-se a Deputado Estadual pela primeira vez em 1974, reelegendo-se sucessivamente por vários mandatos. Como parlamentar exerceu os cargos de Vice-Presidente, Secretário, Presidente de várias Comissões Técnicas, Relator de várias matérias de interesse do Estado. Participou da 3ª Jornada de Integração Parlamentar Luso-Brasileira, realizado em Portugal e de vários outros seminários nacionais e internacionais. Ocupou os cargos de Diretor do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios do Piauí, Secretário de Planejamento do Município de Teresina; Sub-Secretário de Planejamento, Secretário de Administração, Secretário de Fazenda e Secretário do Trabalho e Ação Social do Estado do Piauí. Detém várias honrarias, dentre as quais o de cidadão honorário de vários municípios piauienses e o Diploma de Personalidade  Cultural do Século, outorgado pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades. Foi condecorado em Nova Leon no México e em Amarante de Portugal. É Membro da Academia de Letras do Vale do Longá, da Academia de Letras do Médio Parnaíba, Academia de Ciências do Piauí, do Instituto Histórico de Barras e do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. É verbete do “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto. Bibliografia: “Histórias do Velho Homero” (1989); “Temas de uma Intensa Vida Parlamentar” (1997); ”Ecos de Amarante” (2003), “Finada Auta”; “Padre Marcos”; “Planejamento Familiar e Aborto – Uma Discursão sem Hipocresia”; “100 Dias Sem Rumo”; “Do Planalto a Guaribas”; “A Voz do Ontem”; “2004 – Do Sonho ao Pesadelo” e “Guerra do Jenipapo – Homenagem na Bandeira” (2005), opúsculo. É o autor da lei que inclui a data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí.

 

Fonte: Dicionário Biográfico Virtual de Escritores Piauienses, de Adrião Neto

 

Enviado por e-mail

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário:

*