*
*
*
RENATA PALLOTTINI é imortal
Eleita para a Academia Paulista de Letras, a data de sua posse ainda não foi marcada. Mas já participou da primeira reunião como acadêmica.
14.03.2013
Renata Pallottini, associada histórica da UBE, ex-vice-presidente e atual conselheira, foi eleita cm expressivo número de votos para ocupar a vaga deixada por Hernâni Donato, também nosso associado histórico.
Apesar de ainda não ter tomado posse formalmente – a data será marcada ainda -, Renata já participou, no dia 14 de março de 2013, de sua primeira reunião. Recebeu alegres saudações de todos os acadêmicos presentes.
Perfil
Renata Pallottini nasceu em São Paulo, onde estudou e tem vivido; formou-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco (USP) e em Filosofia na PUC/SP; estudou Dramaturgia na Escola de Arte Dramática de São Paulo. Trabalhou como advogada e é professora titular na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Fez cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Madrí, Espanha e foi aluna-ouvinte na Sorbonne Nouvelle, Paris, França. Deu cursos e fez conferências e oficinas em Madrí, Santiago de Compostela, Lisboa, Roma, Havana, Cuzco , Bogotá. É professora visitante da Escuela Internacional de Cine y Television em Havana.
Foi membro de Diretoria do Centro Internacional de Teatro (ITI); é vice-presidente da União Brasileira de Escritores; foi Diretora da Escola de Arte Dramática de São Paulo e Chefe de Departamento de Teatro na ECA/USP . Foi Assessora Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo e Presidente da Comissão Estadual de Teatro .
Poeta, dramaturga e prosadora, tem várias peças teatrais encenadas e publicadas e recebeu vários premios por suas obras literárias; destaca nesse setor o Premio Molière, o Premio Governador do Estado, Premio Jabuti e Premio Anchieta , para Poesia e Teatro. Recebeu ainda vários premios por traduções de Teatro.
São suas últimas publicações : Um calafrio diário (poesia – Ed. Perspectiva, SP, 2002); Renata & Other Poems (poesia – Host Publications, USA – 2004); O que é dramaturgia (ensaio – Ed. Brasiliense, SP, 2005); Teatro Completo (Ed. Perspectiva, SP, 2006); Chocolate amargo (poesia – Ed. Brasiliense, SP – 2009).
Fonte: Reprodução UBE
Nota: RENATA PALLOTTI está neste site: www.portalritissima.com.br – blog – artigos – Letra “R”: “Semana Internacional da mulher – Mulheres que fazem a hora”.