CYBELE PONTES
Cybele Valente Pontes nasceu na cidade de Juazeiro do Norte- Ceará e reside na capital do estado, Fortaleza.
Publicou os livros “Uma mesa de academia – relatório de um gestão”, Primus, 2009; e “África, o berço da humanidade- crônicas de viagem, Primus, 2011.
É graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Secretária Executiva, pelo Instituto Básico de Estudos Superiores. Prestou Concurso Público para o Tribunal Regional do Trabalho, onde exerceu os cargos de Diretora de Acórdãos, Secretária da Presidência e Assessora de Juiz. Participou de inúmeros Congressos e Seminários de Direito no Brasil e no exterior. Foi empresária do ramo imobiliário durante mais de dez anos.
Pertence a várias entidades culturais, tendo exercido a Presidência na Academia Fortalezense de Letras e na Sociedade Amigas do Livro.
Planejou a instalação de bibliotecas em conjuntos habitacionais de Fortaleza e em pequenas cidades do interior do Estado.
Realizou concurso literário em escolas públicas do Estado. Integrou a Comissão para Reforma dos Estatutos da Academia Fortalezense de Letras. É membro da Associação de Bibliófilos do Brasil e da Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil. Instituiu, juntamente com a Academia Cearense de Letras, o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, que se realiza anualmente desde 1995 e do qual é patronesse. Auxiliou na elaboração do projeto deste Prêmio, hoje aprovado pelo Ministério da Cultura.
Em 200 foi homenageada pela Assembléia Legislativa no dia Internacional da Mulher e “Mulher Luz” – título recebido pela Assembléia Legislativa, em 2005,por serviços prestados à cultura.
Obras publicadas no site da UBE
» África, o berço da humanidade
» Uma mesa de academia, compromisso e ação
Fonte: UBE