DULCE AURIEMO
Natural de São Paulo, graduou-se em Comunicação na FAAP e suas atividades sempre estiveram relacionadas com a área cultural. Como escritora participou de importantes movimentos literários, entre eles a UBT – União Brasileira de Trovadores. É musicista e concentrou seus estudos em piano, violão e flauta. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em técnica vocal no Brasil e EUA. A paixão pela música fez com que sua obra literária tivesse sempre uma característica lítero-musical. Iniciou a trajetória como compositora, poetisa e intérprete de suas canções gravando o primeiro disco em 1986, com 12 obras letra e música de sua autoria “Como um Sonho”, relançado em 2002.
Compôs mais de 50 canções (letra e música) tendo 46 gravadas e editadas em livros contendo textos, poemas musicados e partituras com arranjos para piano solo, corais e orquestras; Como letrista é parceira de importantes nomes da MPB como Paulinho Nogueira (oito canções) e Amilton Godoy, em “Notas que falam”.
Foi diretora de promoções culturais do Esporte Clube Pinheiros por 11 anos, de 1990 a 2001. Nesse período criou e coordenou diversos projetos que entraram para o calendário cultural do Clube, entre eles “Projeto Noites Culturais”, “Clássicos em Concerto”, “Arte Literária”, “Arte em Compasso” e “Arte Natureza”. Foi a primeira diretora cultural da Acesc e desenvolveu a Maratona Cultural Interclubes juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura. Pertence ao Grupo de Escritores do Clube Pinheiros.
É casada e tem 4 filhos. Foram os primeiros netinhos que a inspiraram para se dedicar à literatura musical infantil. Incentivadora das artes, e, sempre cultivando música e poesia, compôs mais de vinte canções dedicadas às crianças e criou uma nova estória apresentada em caráter “pedagógico-lúdico-musical”, com 17 simpáticos personagens para o mundo infantil: “Espantaxim e o Castelinho Mágico”.
Criou a produtora D.A. Produções Artísticas, e o selo de gravação D.A .Music para possibilitar o desenvolvimento deste projeto lítero-musical, que envolve a edição de livros, gravação de Cds, shows e ações beneficientes. Criou o site www. espantsxim. com.br
Obras publicadas:
Edição bilingue – livro e Cds: Piano Solo – Compositores Brasileiros V I (composições de Dulce Auriemo, 1992); Piano Solo Compositores Brasileiros Vol II (Amilton Godoy, 2000)
Litero-musical infantil – livros e Cds: Espantaxim e o Castelinho Mágico (14 canções de Dulce Auriemo, 2002); É Natal (2003); Meu primeiro álbum de piano solo (edição bilingue, 2008)
1.Literatura infantil – Apresentando os personagens (2003); Brincando e aprendendo (2004). Makiko e Tatuiuiu – os novos personagens ecológicos (2008);
Literatura infanto-juvenil – Trovas do Castelinho (2008). Segredos do
Fonte: UBE.