22 de março > DIA MUNDIAL DA ÁGUA > TERESINA ENTRE RIOS – por Livramento Fortes Figueiredo (categoria: Outros Autores)

Postado por Rita de Cássia ligado mar 22, 2014 em Outros Autores | 1 Comentário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERESINA ENTRE RIOS


Teresina (PI), 21 de Março de 2014


“Risonha entre dois rios que te abraçam,
rebrilhas sob o sol do equador;
és terra promissora, onde se lançam
sementes de um porvir pleno de amor”.



Para todos os povos do planeta Terra é incomensurável a importância da água para suas existências. A água extrapola as necessidades físicas e biológicas dos seres vivos, a exemplo do homem que tem 70% do seu corpo constituído deste precioso líquido, e necessita utilizá-la no seu dia a dia para produzir e reproduzir; para o lazer e o prazer; para beber, nadar e viver. E, nós teresinenses devemos ter mais motivos para glorificar a água em nossas vidas, pois como o próprio hino de Teresina expressa esta risonha cidade nasceu abraçada pelos dois rios: Poti e Parnaíba.


Porém, a este abraço, como estão agindo e reagindo as autoridades governamentais, as lideranças comunitárias, os ambientalistas, os cientistas e os cidadãos da cidade que já foi cantada pelos poetas como “cidade verde”? Como estamos assistindo a degradação crescente destas fontes de água e de vida para nós mesmo? O tapete verde de aguapés denuncia a poluição orgânica lançada especialmente no Rio Poti, decorrente da baixa cobertura da rede de esgotos, somada a falta de educação ambiental, de cidadania com as águas e de responsabilidade social. Continuamos aceitando e contribuindo com o lançamento doméstico, comercial e industrial de efluentes sem tratamento nas águas dos nossos principais patrimônios hídricos, de onde vem a nossa água de beber e a energia elétrica para iluminar nossas casas e empreendimentos.


Chegou à hora de sairmos da condição de espectadores e passarmos a posição de cidadania, denunciando, vistoriando e exigindo ações concretas das três esferas de governo, pois mesmo que os Rios Poti e Parnaíba abracem Teresina, são bacias hídricas que deveriam ter a gestão federal e estadual nos cuidados de sua preservação. Será que vamos esperar que na nossa realidade local, o caos vivido na atualidade pela população de São Paulo? Pois, os paulistanos estão na eminência de experimentar o racionamento de água, que deverá ser em decorrência não só da falta de chuvas nos mananciais que abastecem o sistema Cantareira, mas, sobretudo, pelos anos de descaso, desperdícios, poluição e degradação dos cursos d´água.


Fiquemos em alerta, unamos forças e ações em defesa dos dois rios que abraçam nossa cidade, a partir de 22 de março em que se comemora o dia mundial da água. Precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois um sexto da população mundial não tem acesso à água potável; 40% dos habitantes do planeta não têm acesso a serviços de saneamento básico; cerca de seis mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes.

Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.


Felicidades, cidade feliz, que nós teresinenses abracemos os nossos rios, em defesa de sua preservação.

 


Profª Drª Mª do Livramento Fortes Figueiredo
Ambientalista e Pesquisadora do DEPENF/UFPI
liff@ufpi.edu.br

1 Comentário para “22 de março > DIA MUNDIAL DA ÁGUA > TERESINA ENTRE RIOS – por Livramento Fortes Figueiredo (categoria: Outros Autores)”

  1. Pedro Pio disse em:

    Infelizmente, essa consciência parece estar longe de processar. Nas esferas político-administrativas há uma série de falácias e falsas promessas. No âmbito da participação da população em geral, ainda é recorrente o desperdício de água, o lançamento de impurezas diversas nos esgotos…O debate deve ser implantado nas escolas, nas comunidades, nas igrejas, nas câmaras…Enfim, é preciso agir mesmo, antes que percamos, de vez, nossos rios.

Deixe um comentário:

*