HISTORIA DA MISSÃO SHALOM EM PARNAÍBA completa cinco anos de existência (Outros Autores)

Postado por Rita de Cássia ligado abr 28, 2012 em Outros Autores | 0 Comentários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*

*

*

HISTÓRIA DA MISSÃO SHALOM EM PARNAÍBA

A Comunidade Católica Shalom de Parnaíba, que foi fundada em 25 de abril de 2007, completará cinco anos de existência. Desde essa data, ela está sob a direção de Jonci, que juntamente com outros integrantes da Comunidade Vida e Aliança, vindos de várias partes do nosso país, chegaram aqui em 22 de abril de 2007 e foram recepcionados    por D. Rufino,   com um almoço e D. Alfredo, com um jantar. Os principais pontos turistas da cidade foram conhecidos por meio dos Diáconos Ronaldo, Eduardo e por Roberto.

INAUGURAÇÃO DO SHALOM

Jonci, que desde quando o Shalom de Parnaíba fora fundado dirige essa comunidade cristã, e que após cinco anos de árduos e benéficos trabalhos deixará Parnaíba em transferência para Fortaleza, através desta matéria presta conta dos trabalhos realizados. No tocante à inauguração, ela diz: “Uma noite diferente de todas as outras. No dia anterior houve a entronização do Santíssimo na capela da casa comunitária (24/04/2007). Era o prenúncio de dias especiais para a Igreja, para a Comunidade, para a cidade de Parnaíba. É inaugurado o Centro Católico de Evangelização Shalom. A noite de inauguração iniciou-se com a celebração da Santa Missa, presidida por nosso Bispo Dom Alfredo. Após a Missa, Dom Alfredo abençoou o Centro de Evangelização. No local estavam cerca de 500 pessoas. Um canal de televisão registrava esse acontecimento. Havia pessoas na calçada, rua. O movimento de jovens era grande. Esse dia foi marcante para nós como carisma Shalom. Percebíamos uma semelhança incrível com o dia nove de julho de 1982(data da fundação da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza). Deus é fiel!”

De 8 a 10 de junho 2007 houve o 1º Seminário no Espírito Santo, na casa de retiro nos Morros da Mariana. Estavam presentes 30 jovens e daí formou-se o Grupo de Jovens Hesed.

O APOCALIPSE DO DIÁCONO EDUARDO

Deixemos que a Coordenadora Jonci nos detalhe esse acontecimento de Evangelização, que fora um marco pelo toque que Cristo deu no coração dos parnaibanos, principalmente dos jovens, uma vez que o Shalom é um movimento religioso mais voltado para os jovens.

Apocalipse

“O Shalom e o Diácono Eduardo (hoje Pe. Eduardo) organizaram um evento que tinha como meta fazer algo diferente do que até então já fora feito em Parnaíba, acerca da evangelização: “Apocalipse… antes que o mundo se acabe, decida-se!”. Era algo que gerava a curiosidade dos jovens e os questionavam. Um evento que iniciou com a Santa Missa e prosseguiu com a participação de várias bandas católicas da cidade. Por volta da meia-noite o evento parou para adorar Jesus, um momento que envolveu a todos que estavam no local. Eram por volta de 500 pessoas, 98% jovens. Foi uma oportunidade de evangelizarmos pessoa a pessoa. O apocalipse encerrou às 6 horas da manhã com a bênção do Santíssimo.”

CINCO ANOS DE ENTREGA E UMA OBRA A APRESENTAR

A obra Shalom cresce a cada dia, a cada evento, a cada contato dos habitantes desta cidade com o carisma. As pessoas olham para nós e parecem ter encontrado aquilo que elas, a muito tempo, esperavam.

Estamos com 8 grupos de oração, sendo 1 em Luis Correia, outro em Matias Olimpio. Ministramos o Curso Tecendo o Fio de Ouro, um curso que trabalha em oração o autoconhecimento, a cura interior e projeto de vida; Cursos de Formação Básica (FB), sobre Doutrina da Igreja Católica, é o FB1 sobre a Santíssima Trindade e o FB2 sobre Jesus e sua Igreja; são quatro turmas de FB. Lanchonete e a livraria funcionam com muita eficiência; aconselhamento; acompanhamentos de jovem com dependência química, que se encontram sem sentido de vida, além de famílias e adultos. Pregação em eventos, encontros e grupos da Renovação Carismática Católica (RCC) de outras comunidades e nas paróquias e pastorais.

De forma ousada e criativa a Comunidade Shalom vai atingindo a Evangelização nessa Cidade através das artes( Teatro, musica, dança), Shows musicais, encontros de Espiritualidade e lazer, como Caia na Real ( realizado da Praia), shalom nigt dance, Copa Shalom,acampamento de jovens  no período das férias, noites temáticas no Centro  de Evangelização, Evangelização  porta a porta nos Bairros de nossa cidade, Reveillon da paz,… os jovens  maior alvo da nossa Evangelização,ao encontro deles vamos ás universidades, aos colégios e á praça St. Antônio aos sábados pela manhã, onde acontece uma grande concentração de jovens . .. Tambem temos atingido pela promoção humana 50 crianças e adolescente através da catequese entretenimento e lazer no Parque Estevão, onde fica o lixão, onde suas famílias também recebem a ajuda material e a formação litúrgica sacramental.

Mais seminários de vida… Crianças, jovens e adultos entrando no caminho da paz… A igreja confiando em nós… Hoje, estamos com a obra Shalom em Matias Olimpio, Luiz Correia, Joaquim Pires e em outras cidades da Diocese através de Pregações, momentos de Espiritualidade, retiros, onde jovens já são despertados à vocação. Colaboramos com a missão da Igreja, por meio da Pastoral vocacional Diocesana; do Setor Juventude Diocesano, sendo sinal do acolhimento nas diversas atividades paroquiais e diocesanas, agindo como instrumentos na vida dos sacerdotes… Novas vocações surgindo… e o desejo de sermos resposta a esse povo da Diocese de Parnaíba a quem fomos enviados e que espera o encontro com Jesus Cristo pelo nosso sim a Deus , à Igreja e à humanidade.

Celebrando os 5 anos de Missão, podemos dizer: verdadeiramente grandes coisas fez Deus por nós, Santo é o seu nome! Inumeráveis são suas obras… Na Igreja e pela Igreja queremos permanecer dando frutos que alimentem uma multidão de jovens, homens e mulheres famintos de Deus. Cristo é a nossa Paz! Shalom!!!

Sabemos que pouco ou nada fizemos e que Deus quer muito mais… Eis-nos aqui Senhor! Envie-nos!

TESTEMUNHO

Nasci na cidade de Brejo-MA, em meio a uma família tradicional de lá, meus pais eram casados na igreja Católica. Sou a filha do meio, tenho um irmão mais velho e uma irmã mais nova, fui batizada aos dez meses de idade e tive uma infância maravilhosa, com muitos amigos, era também bastante levada.

O primeiro acontecimento marcante e que mudou drasticamente minha vida, foi a morte da minha mãe, ela faleceu de meningite, quando eu estava com nove anos de idade. Moramos mais três anos em Brejo, fiz minha primeira eucaristia, até que meu pai foi transferido do trabalho dele para esta cidade de Parnaíba. No início, senti bastante a mudança, mas logo me acostumei por aqui.

Depois de um ano, quando estava com quatorze anos, sofri o segundo baque de minha vida, quando meu pai resolveu se casar novamente, aceitei porque não tinha outra forma, mas não fiquei feliz. A partir daí saí em busca da felicidade, queria ser feliz de qualquer forma e fui busca-la em coisas como festas, viagens, bebidas, shows, namoros, amigos, enfim, cada vez mais ia buscando a felicidade nessas coisas, em vão, porque em vez de me sentir feliz, meu coração ia se enchendo de um profundo vazio.

Aos vinte anos, entrei na universidade, cursei Licenciatura em Pedagogia, nesse tempo meu pai se separou e passamos um período de dois anos morando de favor na casa de uma tia, até que nos estruturássemos novamente, foi outro momento de dificuldade. E da mesma forma, ainda buscava incessantemente a felicidade nas mesmas coisas, mas cada vez mais eu ia me decepcionando, me machucando, me entristecendo, me desesperando… Até que pela graça de Deus, em junho de 2008, minha tia que mora em Fortaleza me aconselhou que eu fosse conhecer o shalom que tinha acabado de chegar aqui em Parnaíba, no momento não aceitei, achei que eu não precisava de nada disso.

Depois de um tempo, não estava mais aguentando a vida vazia que levava e senti no meu coração o desejo de conhecer o shalom, convidei minha irmã e fomos, quando chegamos lá, fomos muito bem recebidas por um dos missionários, que nos convidou para o grupo de oração e assim, começamos a ir ao grupo. Logo no primeiro dia que fui ao grupo, tive uma experiência com o amor e misericórdia de Deus, indescritível, só vivendo para saber, a sede que tinha Dele era muito grande, então, eu não fazia outra coisa a não ser agradecer a Deus por eu ter o encontrado, descoberto o tesouro, a felicidade, que não está nas coisas, nas pessoas, mas é uma pessoa, Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela cruz, minha vida desde então, se encheu de sentido.

Aos poucos fui deixando a vida, as atitudes de antes, me decidindo sempre em fazer a vontade de Deus para minha vida, também aos poucos percebi que nossa família foi se reestruturando, mesmo nas dificuldades, eu não perdia mais a esperança, a fé. Fui trilhando um caminho no grupo de oração, me crismei também pela graça de Deus. Até que senti o desejo de conhecer de forma mais profunda o carisma shalom, nesse tempo entrei no vocacional, para descobrir qual minha missão, o que Deus queria de mim.

Fiz dois anos de vocacional e para minha surpresa, fui aceita na comunidade, mesmo sem merecer, Ele me quis, me escolheu. Hoje sou postulante da Comunidade Shalom, muito grata a Deus por todos os seus feitos na minha vida e com a minha vida quero também apresentar a felicidade, que não está nas coisas, nas pessoas, mas é uma pessoa, JESUS, para todos os jovens que desconhecem e precisam conhecer, anseiam mesmo sem saber, descobrir e experimentar deste amor tão grande, infinito de Deus por todos nós. Hoje eu posso testemunhar que sou feliz, que vida melhor não há e bendito seja Deus, por tudo que Ele fez e fará na minha vida. Shalom!

Alexandra Moraes.

Meu nome é Leonardo Rodrigues da Silva, tenho 23 anos de idade, sou membro da Comunidade Católica Shalom há dois anos. Eu fui criado em uma família,que embora se dizia católica,não ia a missa,nem  vivia os preceitos cristãos.Minha mãe sempre me ensinou que  não precisava eu ir a missa,para dizer que sou de Deus,nem participar da Igreja.Com o passar dos anos ,eu comecei a querer encontrar a Deus,pois me sentia vazio, e eu não conhecia Deus na Igreja Católica,pois nem pude ter a oportunidade  de fazer meu catecismo,quando criança.Neste ínterim,meu pai me deu alguns livros ,a maior parte de filosofia,nestes,eu fui descobrindo  afirmações,ateias sobre Deus e sua existência.Contudo eu continuei crescendo e chegou a adolescência,nesta fase eu me distanciei mais de Deus,pois eu tinha me tornado primeiramente satanista e depois  agnóstico.Mas esses rumos,não me  davam um sentido,me sentia cada vez mais vazio e então,a convite de um amigo de infância,decidi buscar a Deus,em uma Igreja protestante.No começo,amei a acolhida,mas sabia que ali não era o meu lugar.Como eu era muito rebelde,acabei entrando em conflito,com  os outros fiéis da igreja e acabei me afastando.Fiquei a toa novamente  e já tinha decidido que ia viver de qualquer jeito,com ou sem Deus,quando um amigo me convidou a participar de uns encontros de crisma.Pensei comigo: “O que eu tenho a perder?se eu não gostar eu saio!”.Quando chegara o sábado,na primeira reunião,a catequista,falava com tanto amor e desenvoltura,sobre o Espirito Santo,sobre a Igreja,sobre tantas coisas,que eu fiquei maravilhado e comecei a achar belo,de uma hora para outra a Igreja católica.Iniciei uma caminhada de retorno a fé,mas ainda com um pouco de receio,devido as mentalidades que eu tinha,de que a Igreja era castradora,de que era hipócrita entre outras coisas.Fui coroinnha e cooordenador,participei de inúmeras pastorais,com um único objetivo: Saber,mais e mais sobre  Igreja e ser culto o bastante,pois eu via na minha paróquia,que quanto mais inteligente a pessoa era,mais status ela possuía.Quando então eu tomei uma decisão: Iria me tornar sacerdote!Não por vocação,mais,por desejo de saber mais,de ser o centro das atenções,essa era uma das minhas grandes feridas…Quando no dia 29 de dezembro,de 2008,em um encontro vocacional,em Pedro II,no Piauí,tive uma experiência muito forte com Deus,que mudou a minha vida.Na calada da noite do mesmo dia,fui a capela do Santissimo Sacramento e falei com Jesus,uma coisa que eu jamais havia feito,pois tinha dificuldade em crer na Eucaristia.Ao retornar  a minha vida normal,nada era como antes e meu coração desejava ter novamente aquela experiência,quando em meio aos infortúnios da vida,cruzei-me novamente com a Comunidade Shalom,e no Acamp’s eu tive a oportunidade de ter o batismo no Espirito Santo,e  desde então,a cada dia mais me apaixono por Cristo,meu Esposo,o Amado da minha alma,e sua amada igreja,a quem eu desejo ardentemente doar a minha vida,por ela e por todos os jovens da minha cidade.Agradeço a Deus,   a meus pais fundadores,Moyses e Emmir,a Maria Joncinnete,,que foi instrumento de salvação para mim,a Lidiane a minha namorada,pelo seu apoio,oração e amor,por todos os irmãos da comunidade de vida e aliança.

Shalom!

Deixe um comentário:

*