Escritoras de A a Z – ZIBIA GASPARETTO (Outros Autores)

Postado por Rita de Cássia ligado ago 5, 2012 em Outros Autores | 1 Comentário

Escritoras de A a Z > ZIBIA GASPARETTO

 

Zibia Gasparetto (Campinas,SP,  29 de Julho de 1926. É escritora espiritualista que se notabilizou como médium. De ascendência italiana, casou-se, aos vinte anos de idade, com Aldo Luiz Gasparetto, com que teve quatro filhos, entre os quais o apresentador de televisão Luiz Antonio Gasparetto.

 

[Zíbia conta que, em 1950, já mãe de dois filhos, teria acordado certa noite com um formigamento no corpo. Em seguida, teria se levantado e passado a andar pela casa como um homem, falando em alemão, idioma que desconhecia. O marido, surpreendido e assustado, recorreu ao auxílio de uma vizinha, que, ao chegar à residência da família, teria feito uma oração capaz de restabelecer Zíbia. No dia seguinte, Aldo Luiz dirigiu-se a uma livraria, onde adquiriu O Livro dos Espíritos. Juntos, teriam começado a estudar a Doutrina Espírita.

 

Aldo Luiz começou a freqüentar as reuniões públicas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, mas Zíbia não tinha como acompanhá-lo, pois não tinha com quem deixar as crianças. Semanalmente, entretanto, faziam juntos um estudo no lar, período em que a médium diz que principiou a sensação de uma dor forte no braço direito, do cotovelo até a mão, que se mexia de um lado para o outro, sem que ela pudesse controlá-lo. Aldo Luiz colocou-lhe um lápis e papel à frente. Tomando-os, Zíbia teria começado a escrever rapidamente. Ao longo de alguns anos, uma vez por semana, foi psicografando desse modo o seu primeiro romance, O Amor Venceu, assinado pela entidade denominada Lucius.[1]

 

Quando datilografado e pronto, a médium encaminhou o trabalho a um professor de História da USP, que, à época, dirigia um grupo de estudos na Federação Espírita. Mas só quinze dias mais tarde veio a resposta, na forma de aviso sobre a escolha da obra para ser publicada pela Editora LAKE.

 

Atualmente, a médium diz escrever pelo computador, quatro vezes por semana, em cada dia uma obra diferente: consciente, declara ouvir uma voz ditando-lhe as palavras do texto.

 

Apesar de seus livros serem tidos como espíritas, assim como a crença da autora, Zíbia faz questão de cobrar valores monetários pela venda de seus exemplares, fazendo-se assim detentora dos direitos de publicação e tornando-se remunerada pelas palavras que lhes são “ditadas”, em total desacordo com a Doutrina Espírita. Cabe aqui esclarecer que a obra ou conteúdo dos livros não são questionados, de maneira alguma, mas os valores ditos espíritas devem ser corrigidos como “espiritualistas”, uma vez que o espiritismo não admite que remunerações ou privilégios monetários sejam recebidos por indivíduos detentores de mediunidade desenvolvida, uma vez que qualquer manifestação mediúnica tem a origem em “afinidade de espíritos”, sendo, portanto, o médium apenas o instrumento, ou mesmo agente consciente do fenômeno, mas não detentor do conhecimento explicitado.[2]

 

Obras publicadas:  1960 – O Amor Venceu – o amor verdadeiro supera todos os desafios; 1968 – O Morro das Ilusões – a vida valoriza a verdade, destruindo as ilusões;  1969 – Bate-papo com o Além – crônicas pelo espírito de Silveira Sampaio;  1974 – Entre o Amor e a Guerra – o amor entre um soldado francês e uma alemã durante a Segunda Guerra Mundial; 1984 – O Matuto – um caipira analfabeto herda uma fortuna e vence todos os que pretendiam ludibriá-lo; 1985 – Esmeralda – uma deslumbrante cigana aprende a amar;  1985 – O Mundo em que eu vivo – o espírito de Silveira Sampaio relata a vida em outras dimensões; 1986 – Pedaços do Cotidiano – contos ditados por vários espíritos’; 1986 – Laços Eternos – uma história de amor, ciúme e redenção; 1988 – O Fio do Destino – o espírito de Lucius relata as suas vidas passadas. 1988 – Voltas que a Vida dá – contos ditados por vários autores; 1989 – Espinhos do Tempo – uma fazenda, um fazendeiro cruel, uma mulher apaixonada pelo cunhado; 1992 – Quando a Vida Escolhe – mostrando que a vida tem o poder de escolher o que é melhor para cada um; 1993 – Somos todos inocentes – a história de um rapaz preso por um crime que não cometeu’; 1995 – Pelas portas do coração – Juliana ensina-nos a sermos responsáveis pela própria vida; 1996 – A Verdade de cada um – mostra o quanto se erra quando se pretende julgar os outros; 1996 – Sem medo de viver – uma lição de vida, inspirando-nos a vontade de viver melhor; 1997 – Conversando Contigo! – coletânea de crônicas publicadas na revista Contigo!( é o único livro de autoria da própria Zíbia); 1997 – Pare de Sofrer – o espírito de Silveira Sampaio ensina a evoluirmos pela inteligência, com menos sofrimento; 1998 – O advogado de Deus – a advocacia pode ser exercida com justiça e dignidade; 1999 – Quando chega a hora – a amizade e o companheirismo de três crianças;  2000  do o Passado – Ensina como questões negativas do passado pode contribuir em termos de experiência. Mas para isso, é preciso vencer o que ele produz de negativo.

2008 – Eles Continuam entre Nós – Relatos de pessoas comuns, que tiveram alguma experiencia sobrenatural – cartas enviadas a radio mundial, e editadas e transformadas em um livro);  2009 – Se Abrindo Para a Vida – Narra a vida de Jacira, uma mulher que entrestecida e anulada de suas proprias vontades, descobre no amor próprio a chave para a superação.

 

Lança em 2011 “A vida sabe o que faz”, pelo espírito Lucius (Centro de Estudos Vida & Consciência Editora)

 

*

Fonte: Reprodução UBE-SP

 

*

 

 

 

 

 

 

1 Comentário para “Escritoras de A a Z – ZIBIA GASPARETTO (Outros Autores)”

  1. Lurdes Fernandes disse em:

    Boa noite,Dna Zíbia.Eu sou uma das leitoras dos seus romances,depois que li o primeiro livro violetas na janela,fui me interessando em ler.Já li vários livros da Sr.Depois que comecei a entender melhor,não parei mas de ler os seus livros.Eu sou apaixonada por eles,pois são os únicos para me fazer ler.Estou precisando comprar mai alguns,por que já decorei os que eu tenho.Fique com Deus,Beijo

Deixe um comentário:

*