CYRO DE MATTOS
Nasceu em Itabuna. Estudou na Escola Lúcia Oliveira, Colégio do Professor Chalup e no Ginásio Divina Providência. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Exerceu a Advocacia durante 42 anos. Jornalista com passagem na imprensa do Rio. Foi diretor do Centro de Cultura Adonias Filho no biênio 1988/1989. Contista, poeta, cronista, ensaísta e autor de literatura infanto-juvenil.
Publicou 40 Livros, e, entre eles, Os Brabos, contos, Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, Cancioneiro do Cacau, agraciado com o Prêmio Nacional de Poesia Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores (Rio) e o Segundo Prêmio Internacional Maestrale Marengo d’Oro, em Gênova, Itália. Já o Menino Camelô rendeu-lhe o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes. Representou o Brasil, como convidado, no III Encontro Internacional de Poetas, da Universidade de Coimbra, Portugal, em 1998.
Seus textos infantis participam de inúmeras obras didáticas. Está presente no Brasil e exterior em mais de 45 antologias. Publicou pela Palimage Editores, de Viseu, Portugal, os livros Vinte Poemas do Rio e Ecológico, este também de poesia. Pela Runde Taarn Edizioni, de Gerenzano (Varese), Itália, publicou a antologia Poesie della Bahia/Poemas da Bahia. E Zwanzig Gedichte und andere Gedichte,, antologia que pode ser traduzida por Vinte Poemas do Rio e Outros Poemas, foi publicada em Halle, na Alemanha, pela Projekte-Verlag, com tradução de Curt Meyer-Clason.Tem poemas e contos publicados em Portugal, Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia, Dinamarca, México e Itália. Possui 50 prêmios literários. Pertence à União Brasileira de Escritores, Seção do Rio, União Brasileira de Escritores, Seção de São Paulo, Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, de São Paulo, Academia de Letras da Bahia e Academia de Letras de Ilhéus. Distinguido com a Ordem do Mérito da Bahia. Participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt quando autografou mais de uma vintena de exemplares da antologia poética Zwanzig Gedichte von Rio und andere Gedichte.
Obras:
» A baba do diabo
» Canti della terra e dell’acqua
» Os Coronéis do Cacau
» RIO MORTO
» Natureza e memórias do antigamente, por Henrique Fendrich
» O Amigo Jorge Amado
» Hélio Pólvora no Mar de Azov
» Bilhete do Rio Cachoeira Para o Prefeito Vane
» Sobre o poema Bilhete do Rio Cachoeira
» Berro de Fogo e Outras Histórias (2ª edição)
Fonte: UBE